Receba dicas grátis!

Compensa fazer um consórcio?

Muitas pessoas que estão procurando investir na compra de um imóvel, um carro, ou em algum produto que tenha seu valor muito mais alto do que a maioria dos bens de consumo, ao entrar em contato com os métodos que são disponibilizados para aquisição dos mesmos, se perguntam se compensa fazer um consórcio. 

Em relação a outros métodos de pagamento e aquisição de bens, como, por exemplo, o financiamento, compensa fazer um consórcio não só pelos benefícios que ele proporciona, mas também pelo fato de que as taxas e juros em sua maioria excedem o limite de orçamento da maioria dos públicos. 

Para entender melhor porque compensa fazer um consórcio, é necessário entender quais são estes benefícios que ele proporciona aos consumidores, bem como adquirir uma visão mais ampla de suas possibilidades, variáveis e influências sobre o planejamento orçamentário. 

Compensa fazer um consórcio? 

O consórcio funciona por meio da utilização de grupos de pessoas que tem interesses de compra em comum, sendo, então, estabelecidas parcelas que cada um dos consorciados irão pagar durante um determinado período de tempo referentes ao valor total deste produto. 

Desta maneira, o consorciado pode ser contemplado com a garantia de crédito para compra a qualquer momento, dado que estes sorteios são realizados de acordo com a empresa que fornece os consórcios, geralmente dentro do período mensal, possibilitando a contemplação a qualquer momento da duração do contrato. 

Quem pode fazer um consórcio? 

Um dos fatores pelos quais os consumidores podem notar que vale a pena fazer um consórcio é o fato de que a burocracia enfrentada na maioria dos processos de compra não é, de forma alguma, influência nos consórcios. 

Os consumidores precisam apenas apresentar seus documentos básicos, podendo estar participando dos processos de pagamento em conjunto com o grupo de forma livre; 

Não inserção de taxas de juros 

Compensa fazer um consórcio porque este tipo de método de pagamento não trabalha com a inserção de juros em suas mensalidades, sendo incrivelmente benéfico para os consumidores que necessitam de valores otimizados, fixos, e que não podem prejudicar de forma inesperada quaisquer planejamentos financeiros realizados para seu pagamento. 

É muito importante notar que há, sim, uma taxa que envolve o custo exigido pelas empresas que proporcionam os serviços de consórcios, mas que, em sua grande maioria, estatisticamente, as taxas de juros aplicadas em financiamentos podem representar um valor muito maior e significativo nas parcelas. 

Benefícios para os consorciados 

Durante a duração do pagamento das parcelas, os consorciados podem contar também com inúmeros benefícios que envolvem a distribuição de prêmios em dinheiro e outros formatos por meio de sorteios aos consumidores participantes dos grupos. 

Há, além da contemplação por meio dos sorteios padrões a serem realizados nos consórcios, a possibilidade também de que os consumidores possam executar lances para conseguir adquirir a garantia de crédito com mais facilidade, bem como antecipadamente, trazendo o produto com mais rapidez. 

Estes lances são realizados por meio de ofertas, onde é contemplado o consorciado que possuir o valor mais alto em relação ao valor total da compra, adquirindo, dessa maneira, a garantia de crédito.  

Retorno de investimento garantido 

Não importa qual seja o investimento que está sendo realizado, seja ele no ramo automobilístico, no setor de imóveis, ou em quaisquer outros, o investimento realizado por meio do método de pagamento do setor de consórcios é garantido de oferecer o retorno esperado pelo consumidor. 

Mesmo que o cliente escolha não realizar o pagamento das parcelas até o final do período de duração das mesmas, ele pode garantir suas parcelas pagas de volta ao final do pagamento de todos os outros consorciados, fazendo com que não haja perca de dinheiro em nenhuma etapa do consórcio. 

Facilidade no pagamento das parcelas 

Por meio da escolha e análise das formas de pagamentos das parcelas, o consumidor pode ter um controle maior sobre o investimento que deseja fazer, sendo possível encontrar um valor que ofereça conforto nas despesas, evitando afetar negativamente a situação financeira pelo consórcio. 

Além disso, o método de pagamento é extremamente prático, podendo ser realizado via boleto bancário ou, para as empresas que fornecem este serviço, por internet banking, garantindo uma tranquilidade extra aos consumidores de diversos nichos de mercado. 

Adicionar comentário