Receba dicas grátis!

Quando faço um consórcio, pago a mais pelo automóvel adquirido?

Você está praticamente decidido! Viu todas as formas de financiamento disponíveis no mercado, viu as opções oferecidas e para você não tem jeito! Faço um consórcio, decidiu! Mas tem um problema… 

Alguém te disse, ou você ouviu falar que quando você compra um veículo por esse sistema a tendência é que ele fique mais caro, ou seja, que você pague muito a mais do que deveria pagar. 

Você trava! Como assim? “Não quero sair no prejuízo”, pensa! “E se faço um consórcio e acabo me prejudicando? ”, se questiona! Bem, a gente está aqui para responder a essas dúvidas e te ajudar a resolver essa questão de uma vez por todas! Vem conferir! 

“Se faço um consórcio pago a mais pelo carro? ” 

É importante entender que você não vai pagar a mais pelo veículo caso faça um consórcio. Existem taxas que são cobradas dentro da parcela mensal, mas todas elas têm um fim e se não forem usadas devidamente, em alguns casos são devolvidas. Vamos explicar algumas a seguir, para você compreender como funciona esse sistema! 

O fundo comum 

O fundo comum é derivado das parcelas pagas por cada participante do consórcio. Com esse valor são dadas as cartas de créditos aos contemplados pelos sorteios ou pelos lances, que poderão comprar com ela o bem que desejam, no caso em questão um veículo. 

O valor que se utiliza para determinar qual deve ser a contribuição mensal de cada participante tem a ver com o valor que o bem tinha quando os participantes do consórcio se reuniram em uma Assembleia Geral. Além disso, o cálculo das parcelas também se relaciona diretamente com o número de meses nos quais serão feitos os pagamentos. 

A taxa de administração 

A taxa de administração é um valor pago a administradora do consórcio, que tem o trabalho de gerenciar e gestar todo o sistema, e organizar para que todos os participantes sejam devidamente contemplados no fim. 

É importante lembrar que esse valor está previsto dentro das parcelas, então quando você receber o boleto na sua casa isso já estará incluído no que você precisará pagar.  

O fundo de reserva 

O fundo de reserva se faz necessário em um consórcio, para que os participantes possam adquirir o bem através de sorteios e lances mesmo que haja algum imprevisto, como inadimplência de vários participantes. 

É bom que se diga que ao fim do consórcio o valor do fundo de reserva é devolvido proporcionalmente a cada participante, caso ele não seja utilizado por alguma necessidade como a descrita acima. 

Vale ressaltar mais uma vez que a cobrança vem nas parcelas mensais, então você não terá que pagar por esse valor de uma só vez, o que poderia comprometer o seu orçamento. 

O seguro 

O seguro é muito importante, e a maioria dos consórcios pede essa taxa para os consorciados. O objetivo é que com ela todos os envolvidos estejam protegidos, caso determinadas situações imprevisíveis ocorram. 

Uma das mais comuns é o desemprego, e com o seguro desemprego as parcelas do consorciado são pagas por algum tempo, o que não prejudica o sistema. 

Outra bem conhecida também é o seguro de vida, que faz com que haja o pagamento do consórcio no caso de um dos participantes falecer em meio ao processo, algo que pode acontecer, evidentemente.  

A taxa de adesão 

Outra taxa que você terá que pagar se seguir o instinto de faço um consórcio é a de adesão, que pode ser cobrada ou não por aqueles que vendem o serviço para você.  

Normalmente essa taxa corresponde a apenas 2% do valor total do bem adquirido, de modo que não é exatamente um prejuízo para o consorciado, em definitivo!  

Normalmente ela é cobrada por vendedores que buscam as melhores opções de consórcio e de parcelamento para você, então é algo que você paga a mais por um serviço bom que vai obter, o que é justo! 

Se você segue convicto com a premissa faço um consórcio então saiba que está fazendo um bom negócio, porque mesmo com essas taxas a aquisição do seu veículo vai ser muito vantajosa e não vai sair tão cara! Quer saber mais sobre consórcios Chevrolet? Clique aqui! 

Adicionar comentário